Pular para o conteúdo
Início » SEO na página: uma lista de verificação útil para marcar em 2021 e além

SEO na página: uma lista de verificação útil para marcar em 2021 e além

O algoritmo de classificação do Google está em constante evolução. Como você acerta em sua estratégia de SEO na página?

SEO on-page é basicamente um conjunto de técnicas e práticas recomendadas para suas páginas da web para torná-las mais amigáveis ​​aos mecanismos de pesquisa e, assim, impulsionar seus rankings.

Agora, como você sabe, as palavras-chave estão no centro de quase tudo o SEO on-page. Mas a otimização on-page envolve muitos elementos – não apenas palavras-chave – por isso é fácil ignorar alguns deles.

Para tornar mais fácil para você garantir que todas as suas páginas estejam corretamente otimizadas para as melhores classificações possíveis, aqui está uma lista de verificação útil para marcar.

URLs

Revise os URLs de todas as páginas do seu site para garantir que sejam concisos, em vez de longos e complexos. URLs mais curtos tendem a ter melhores taxas de cliques e são mais facilmente compreendidos pelos rastreadores de mecanismos de pesquisa.

Inclua a palavra-chave primária da sua página no URL, remova palavras de preenchimento (também conhecidas como parar) como “o”, “para” e “para” e mantenha-o com menos de 60 caracteres.

Imagens

Seu site provavelmente está repleto de imagens, e isso é bom, pois as imagens contribuem significativamente para melhorar a experiência do usuário e as classificações. Eles tornam seu conteúdo mais fácil de consumir, envolvente e memorável e, quando otimizados corretamente, ajudam a direcionar mais tráfego para seu site.

Para otimizar suas imagens para SEO na página , aqui estão algumas coisas para garantir:

Nome de arquivo de imagem e texto alternativo

Os bots do Google não podem “ver” imagens como humanos. Eles precisam de um texto complementar para entender do que se trata a imagem. Portanto, escreva um nome de arquivo descritivo (“blue-running-shoes.jpg” em vez de “82596173.jpg”) e um texto alternativo (o que ajuda caso a imagem não carregue por algum motivo) para cada imagem em seu site, incluindo palavras-chave em ambos.

O texto alternativo também ajuda a tornar seu site mais acessível, pois os leitores de tela usam o texto alternativo para descrever imagens para usuários com deficiência visual. Na verdade, é prudente testar a acessibilidade do seu site para garantir que você nunca tenha que desembolsar muito dinheiro para acordos judiciais da ADA.

Tamanho do arquivo de imagem

A velocidade da página é um importante sinal de classificação para pesquisas em computadores e dispositivos móveis, e imagens volumosas reduzem a velocidade de carregamento do seu site. Portanto, certifique-se de compactar todas as imagens para reduzir seu tamanho – de preferência abaixo de 70 kb.

Títulos e meta descrições

Veja por que você incluiu suas principais palavras-chave na frente das tags de título de todas as páginas. Certifique-se de que o comprimento de suas tags de título seja inferior a 60-65 caracteres e não superior a 70 caracteres, caso contrário, ele pode ficar truncado nas SERPs.

Além disso, o título deve ser o único elemento envolvido na tag de título H1. Em outras palavras, apenas uma tag H1 por página reservada para o título.

Para descrições meta, apenas certifique-se de ter escrito uma meta descrição convidativa e rica em palavras-chave que seja relevante para a intenção de pesquisa do usuário. Mantenha-o abaixo de 160 caracteres para todas as suas páginas. Caso contrário, o Google escolherá algum texto relevante da página e o exibirá como a meta descrição no SERP, o que não é ideal para SEO.

Velocidade de carregamento da página

A velocidade é um fator importante de classificação que você simplesmente não pode ignorar. Se as suas páginas demoram de dois a três segundos para carregar, os visitantes irão saltar para um concorrente e alcançar a classificação da primeira página continuará a ser um sonho.

Portanto, verifique se:

  • O código é otimizado com CSS e JS minimizados
  • Não há redirecionamentos desnecessários
  • Você compactou todas as imagens
  • Você ativou a compactação de arquivos e o cache do navegador
  • O tempo de resposta do servidor é ótimo

Reveja regularmente a velocidade do seu site usando o PageSpeed ​​Insights para descobrir as áreas exatas que podem ser melhoradas.

Links – internos e externos

Certifique-se de ter uma estratégia de vinculação adequada que você sempre segue. Os links internos e externos desempenham um papel importante no SEO da sua página.

links externos

Citar fontes externas e ter links externos é crucial para construir credibilidade aos olhos dos rastreadores do Google e dos visitantes humanos. No entanto, certifique-se de estar vinculando apenas sites de alta qualidade e fontes confiáveis.

Além disso, certifique-se de que não haja links corrompidos (“404 não encontrado”), pois eles prejudicam o SEO e a experiência do usuário. Caso você tenha muitas páginas do site, é melhor criar uma página de erro 404 envolvente e fácil de navegar . Isso o ajudará a reter os visitantes do site e a encontrar conteúdo / ações relevantes.

Links internos

Certifique-se de interligar estrategicamente as páginas e o conteúdo do seu site. Isso ajuda os rastreadores a entender melhor e classificar seu conteúdo para as palavras-chave certas.

Os links internos também ajudam a orientar os visitantes para páginas relevantes e mantê-los engajados.

Contente

Todas as suas postagens de blog e cópia do site desempenham um papel fundamental na otimização on-page. Além de garantir que suas palavras-chave-alvo sejam espalhadas criteriosa e naturalmente por todo o título do conteúdo, URL, subtítulos e parágrafos. Aqui estão algumas coisas para acertar.

Estrutura e legibilidade

Verifique a estrutura do conteúdo em todas as páginas. Certifique-se de usar cabeçalhos e subtítulos otimizados por palavras-chave – H1, H2, H3 e assim por diante, para construir uma hierarquia lógica, o que melhora a legibilidade e rastreabilidade de seu conteúdo.

Abrangência

Estudos sugerem que postagens mais longas e aprofundadas têm melhor desempenho do que as mais curtas quando se trata de classificações do Google . Portanto, esforce-se para ter uma contagem de palavras de mais de 2.000 palavras em cada parte do conteúdo.

O conteúdo abrangente e longo também atenderá melhor ao seu público, pois provavelmente responderá a todas as suas perguntas sobre o tópico, para que eles não precisem procurar mais recursos de leitura.

Com você

A cada nova atualização de seu algoritmo principal , o Google está mudando rapidamente seu foco em recompensar sites com a melhor experiência do usuário.

Mas acertar sua otimização na página, que está intimamente ligada à UX, continuará a ajudá-lo a alcançar as primeiras classificações e permanecer lá. Portanto, mantenha esta lista de verificação à mão enquanto trabalha em seu SEO em 2021 e depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *