Três aspectos críticos que podem ser corrigidos para criar a base de uma estratégia de SEO de sucesso em 2021.
Uma das coisas mais estranhas de tentar explicar para alguém que não está tão familiarizado com marketing digital é como os donos de empresas podem começar a buscar oportunidades de negócios que não estão em seus radares. Afinal – se considerarmos o problema semifilosoficamente – como podemos saber o que não sabemos? Depender apenas da lógica humana tornaria essa tarefa bastante difícil.
Felizmente, como SEOs, temos muitas ferramentas disponíveis que podem nos ajudar a identificar oportunidades e lacunas de negócios. Isso significa palavras-chave que não estamos almejando, públicos que não buscamos, backlinks que não estamos obtendo e tópicos de conteúdo que não estamos cobrindo em nossos sites. Em outras palavras, essas são as bases de uma estratégia de SEO bem-sucedida em 2021, e você pode estar perdendo a oportunidade de aproveitá-las para si mesmo. Aqui estão três dicas para usar a análise de dados SEO para identificar as lacunas de seu negócio, na área de palavras-chave, conteúdo e backlinks.
Encontre as lacunas de suas palavras-chave
Os profissionais de marketing digital conhecem a flutuação na importância das palavras-chave desde o final da década de 1990. Mas não importa o quanto isso tenha mudado, você ainda precisa ser classificado para as palavras-chave corretas, ou então não aparecerá para nada.
Mas você já fez algumas pesquisas por palavras-chave para as quais deseja se classificar e nem mesmo conseguiu encontrar o seu site nas SERPs? Não é frustrante ver seus concorrentes na página um?
Você pode ser tão bom quanto eles. A maneira de fazer isso é executar uma análise de lacunas de palavras-chave em uma ferramenta como o Semrush ou o Google Search Console (GSC).
Semrush é melhor e mais amigável para isso, mas se você não tem acesso a isso, deixe-me falar sobre o GSC primeiro.
Primeiro, você precisa vincular o Google Analytics e o GSC. Depois disso, vá para Analytics e navegue até Aquisição> Search Console> Consultas.
Você verá os termos de pesquisa que as pessoas usaram para chegar até você, bem como os cliques, impressões e taxas de cliques (CTRs) dessas consultas.
Exporte esses dados para uma planilha do Excel ou Planilhas Google e, em seguida, compare o número de visitas reais ao site que essas palavras-chave geraram com o número de impressões obtidas por essas palavras-chave. A porcentagem de diferença entre eles lhe dará uma ideia mensurável de onde você precisa melhorar.
No entanto, prefiro a ferramenta Keyword Gap da Semrush para isso. Você simplesmente insere seu URL e os de alguns concorrentes, e ele compara os números de sua palavra-chave com os de seus concorrentes. A ferramenta mostra um diagrama de sobreposição de palavras-chave, bem como suas principais oportunidades para obter novas classificações.
Encontre suas lacunas de conteúdo
Você provavelmente sabe que nenhum SEO sério hoje em dia escreve conteúdo apenas para palavras-chave. Palavras-chave têm seu lugar como identificadores de assunto para o Google, mas precisamos focar o conteúdo em torno de tópicos reais. Precisamos de nosso conteúdo para responder às perguntas que as pessoas estão fazendo .
E talvez seus principais concorrentes estejam se saindo muito melhor do que você.
Como resultado, eles têm uma boa classificação para esta ou aquela consulta, e você não. Então, como usamos os dados de SEO para encontrar lacunas de conteúdo?
Bem, vamos desenvolver o ponto anterior e usar as palavras-chave de nossos concorrentes para descobrir isso. Mencionei anteriormente que escrevemos conteúdo para tópicos sobre palavras-chave, mas as palavras-chave ainda são a forma como o público encontra seu conteúdo.
No Semrush ou em sua planilha anterior, você pode filtrar sua análise de lacuna de palavras-chave para mostrar as palavras-chave que você está classificando nas posições 11 a 100 ou qualquer número que desejar. Se seus concorrentes estão se saindo bem com este ou aquele termo, enquanto você definha na posição 18 ou 22, então é hora de dar uma olhada no conteúdo que você construiu em torno desses termos.
O que há de errado com a experiência do usuário e as perspectivas de SEO ? A informação está desatualizada? O conteúdo é fino? Não aborda um determinado problema na jornada do comprador?
Por exemplo, você está escrevendo posts sobre como marcar uma consulta com um médico quando ainda nem mencionou por que precisa consultar um médico? Nem todo mundo que está navegando no site de um centro médico está pronto para agir.
Analisar seu conteúdo dessa forma (assim como o conteúdo de seus concorrentes, explorando os SERPs, por exemplo) tende a ser mais uma abordagem manual, mas a análise de lacunas de palavras-chave que você fez deve realmente ser útil.
Você também pode usar o que aprendeu com esses dados para gerar novas ideias para marketing de conteúdo, se necessário. Ferramentas como BuzzSumo, Answer the Public e a ferramenta de pesquisa de tópicos da Semrush agregam análises do usuário para mostrar a você os tópicos em alta em torno de certas palavras-chave.
Encontre suas lacunas de backlink
Quando estamos discutindo o uso de dados de SEO para identificar lacunas de negócios, a cereja do bolo é uma lacuna de backlink boa e completa.
Onde as palavras-chave fazem você ser encontrado e o conteúdo ganha a confiança do cliente, os backlinks flexibilizam a autoridade do seu site para o Google. Um backlink é um voto de confiança. É o equivalente a alguém se levantar no meio da multidão e dizer: “Sim, eu acredito no que você está fazendo”.
O caminho para um perfil de backlink forte é por meio do marketing de conteúdo, alcançando influenciadores para ver se eles gostariam de criar um link para o seu conteúdo útil e confiável.
Mas então, seus concorrentes estão fazendo a mesma coisa e, possivelmente, com um efeito muito maior.
Aqui, novamente, podemos usar a análise de SEO para descobrir onde você está ficando para trás.
Certamente, você pode usar tudo o que já foi mencionado aqui para analisar o conteúdo de seus concorrentes, mas, no final, provavelmente precisará de uma ferramenta paga para realizar uma análise completa de lacunas de backlink.
Você pode usar Ahrefs, Semrush, Link Explorer da Moz ou qualquer outra coisa. Você pode verificar como cada um funciona com uma avaliação gratuita, mas para ficar por dentro das lacunas do backlink, você precisaria de uma assinatura paga.
A partir de sua pesquisa, insira seu site e alguns sites de seus concorrentes. Qualquer que seja a ferramenta usada, você precisará visualizar o número total de backlinks e domínios de referência.
Agora, observe que é bastante comum ter mais backlinks do que domínios. Isso significa apenas que alguns domínios estão vinculados a você mais de uma vez. Isso não parece tão ruim, mas se você deseja um perfil de backlink grande e variado, deve aumentar o número de domínios com links para você.
Neste ponto, porém, é tudo sobre peneirar os dados para ver onde você errou o alvo. Verifique os backlinks de seus principais concorrentes. Que tipo de conteúdo obtém mais links? São postagens de blog de formato longo? Livros brancos? Ou é algum outro formato de conteúdo que está ganhando esses links?
Descubra o que seus concorrentes estão fazendo bem e crie um conteúdo melhor ! Se esses domínios vinculam a esse tipo de conteúdo para outra pessoa, eles certamente podem fazer isso por você.
Da mesma forma, se você filtrou para ver os backlinks de suas páginas principais e percebeu que obteve uma tonelada em um determinado tipo de postagem, faça mais no futuro!
Para concluir
No final, sejam palavras-chave, conteúdo ou backlinks, a melhor apresentação geral ganha em SEO. Você tem que ser útil e confiável para os usuários humanos e o Google.
Como SEOs, estamos acostumados a classificar os dados. O empresário comum pode não ser, no entanto. Nesse caso, espero que os leitores tenham aprendido muito com isso sobre como os dados analíticos são seus amigos quando você procura identificar lacunas nas estratégias de SEO de sua empresa.
Quando você começar a acertar, também compartilhará essas vitórias.