Pular para o conteúdo
Início » Sete alertas do Google que os SEOs precisam ficar por dentro de tudo!

Sete alertas do Google que os SEOs precisam ficar por dentro de tudo!

SEO e marketing de busca são desafiadores porque estão espalhados por todo o lugar. Configurar notificações por e-mail é a melhor maneira de estar por dentro de tudo. Alguns alertas de e-mail essenciais incluem alertas de monitoramento de reputação, atividade de mídia social dos concorrentes, novos backlinks e muito mais. Na verdade, o Google oferece alertas por e-mail no Google Analytics e no Search Console, o que é uma necessidade absoluta para qualquer proprietário de site. Eu vou cobrir todos os fundamentos que você precisa para configurar!

Por que os alertas de e-mail são benéficos?

Falando em configurar uma caixa de entrada de e-mail separada, não é uma má ideia manter esse arquivo separado de seus e-mails comerciais. Mas é uma boa ideia adicionar essa caixa de entrada ao aplicativo de e-mail do smartphone para poder ficar de olho em qualquer lugar.

  • Alertas de e-mail são difíceis de perder : adoro painéis que consolidam várias fontes de dados sob o mesmo teto, mas a vida fica muito rápida com muita frequência e posso negligenciar meu painel por semanas seguidas. Uma notificação por e-mail é inevitável. Mesmo que não haja tempo para ler um e-mail, posso digitalizá-lo rapidamente enquanto percorro novos e-mails e ver imediatamente se ele precisa de minha atenção imediatamente.
  • Os e-mails são arquivados: isso cria um banco de dados cada vez maior de tudo o que já aconteceu com meu site. Posso pesquisar meu arquivo a qualquer momento para ver o que aconteceu quando e atribuir qualquer alteração de tráfego a algum alerta
  • Os operadores de e-mail podem ser gratuitos : você pode configurar uma caixa de entrada gratuita no Gmail em segundos e continuar usando-a gratuitamente por anos até ficar sem espaço livre.

Alertas do Google Analytics

Ser notificado da diminuição do tráfego é fundamental para sua visibilidade orgânica contínua. É o passo fundamental por trás de uma tarefa crucial de SEO chamada manutenção de SEO . 

O Google Analytics oferece um recurso de alertas personalizados que permite que você seja notificado se algo estranho estiver acontecendo com seu tráfego.

Como você faz isso?

Faça login no painel do Google Analytics > Personalização > Alertas personalizados > Clique em “Gerenciar alertas personalizados” > Clique em “NOVO ALERTA”

1. Alertas de queda de tráfego no Google Analytics

Existem várias maneiras de configurar alertas de queda de tráfego no Google Analytics. Aqui está o mais básico. Configure seus critérios que acionarão um alerta por e-mail, por exemplo:

  • Configurar origem de tráfego para “Google”
  • Configure seu acionador: para simplificar, configurei-o para me notificar sempre que meu tráfego orgânico cair abaixo de um nível incomum

Fonte: Captura de tela do autor

Não se esqueça de marcar a caixa que diz “ Envie-me um e-mail quando este alerta for acionado ” para receber uma notificação por e-mail quando seu tráfego cair abaixo de um determinado nível.

Você também pode configurar uma certa porcentagem da perda – desta forma, você não terá que modificar seu limite à medida que seu tráfego cresce.

Fonte: Captura de tela do autor

2. Alerta de pico de tráfego direto ou de referência

Se algum dos seus ativos de conteúdo estiver se tornando viral, você quer saber sobre isso para poder monitorar o progresso, ajudar a espalhar ainda mais ou responder aos comentários.

Da mesma forma, se seu produto foi mencionado por um influenciador de mídia social e, de repente, todos começarem a digitar seu nome para comprar de você, você deve saber imediatamente.

É por isso que este alerta é uma boa ideia para criar.

Para este alerta, você pode excluir o Google das origens de tráfego para evitar que o crescimento orgânico e as quedas distorçam seus números:

Fonte: Captura de tela do autor

3. Alerta de queda de receita

Por fim, se você tiver configurado o Google Analytics para comércio eletrônico , certifique-se de criar este alerta.

Para este, mantenho o tráfego para todas as fontes e escolho “Receita” na seção “Comércio eletrônico” da lista suspensa. Novamente, você pode definir a porcentagem da perda. 

Reserve algum tempo para estimar o limite sobre o qual você deseja ser notificado. Lembre-se de seus dias mais lentos (fins de semana) ou meses e observe os declínios “normais” da receita.

Fonte: Captura de tela do autor 

Há também várias outras soluções de análise da web , muitas das quais também oferecem notificações por e-mail, portanto, não precisa ser o Google Analytics.

4. Alerta de tempo de carregamento mais baixo

O Google Analytics registra por quanto tempo sua página carrega e informa sobre a métrica, permitindo que você identifique páginas mais lentas. Desde que a velocidade do site se tornou um fator de classificação, ficar de olho no tempo de carregamento da sua página tem sido crucial. 

Você pode ser notificado pelo Google Analytics quando o tempo médio de carregamento da página cair repentinamente, para que sua equipe de desenvolvimento possa diagnosticar rapidamente:

Fonte: Captura de tela do autor 

Alertas do Google Search Console

O Search Console do Google enviará alertas por e-mail sobre alterações ou problemas importantes por padrão. Você não precisará configurá-los. Tudo o que você precisa é verificar seu site com o Search Console do Google ( veja como ).

O Search Console notificará você imediatamente sobre três eventos importantes:

5. Alerta de malware

Quando seu site é invadido , você quer saber imediatamente porque é uma possível crise de reputação ou qualquer vazamento de dados privados.

Os alertas de malware do Google são inestimáveis. Se você precisava de um motivo para verificar seu site com o Search Console, este é o único. As notificações de malware do Google são as mais rápidas e precisas do mercado. E são grátis!

Fonte: Captura de tela do autor 

Monitorar as alterações do seu próprio site também é uma boa ideia, pois você será notificado imediatamente se algum código ou texto for injetado em suas páginas para que você possa corrigir e evitar que seu site entre na lista de “sites invadidos” do Google.

6. Alerta de erros internos

Se o Google notar um aumento incomum nos problemas de indexação ou erros internos , você receberá um e-mail do Search Console.

Fonte: Captura de tela do autor 

Existem mais algumas soluções de monitoramento que irão alertá-lo assim que seu site estiver inativo ou quebrado. Mesmo que não sejam alertas de marketing, recomendo olhar para eles também.

7. Alerta de penalidade manual

Se você receber uma penalidade manual, o Google enviará um alerta por e-mail para que você possa corrigir um problema rapidamente. Embora eu espere que você nunca receba nada disso, isso lhe dá uma certa tranquilidade sabendo que você será notificado se algo acontecer.

Conclusão

Ser notificado é a melhor maneira de corrigir problemas rapidamente para evitar danos duradouros. Mantenha-se alerta sobre quedas de tráfego, ataques a sites, atividade de mídia social de concorrentes, novos links e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *