Domine esses quatro KPIs principais que devem ser estudados para entender por que os visitantes deixam seu site sem fazer uma conversão.
Resumo de 30 segundos:
- Analisar e compreender os dados do site ajuda a aumentar o potencial de vendas e conversões
- O Google Analytics registra a taxa de saída de páginas específicas do site, ajudando você a identificar exatamente onde os usuários abandonam seu filtro de vendas
- O Gerenciador de tags do Google pode ajudar a identificar se os usuários estão deixando formulários incompletos, deixando você tentadoramente perto da conversão sem furar o destino
- Gravar e analisar termos comuns de pesquisa do usuário em um site revelará se os consumidores estão procurando serviços pelos quais desejam pagar, mas você não fornece
- As ferramentas de análise de pesquisa irão iluminar todas as páginas do site subutilizadas e sub-monetizadas, ajudando você a aproveitar ao máximo o seu orçamento de PPC
Na era do marketing online e da inteligência de dados, cada clique é importante. Afinal, o tráfego é uma ótima métrica para o sucesso potencial do seu negócio. Infelizmente, o tráfego significa pouco sem conversões. Uma loja física que vê muitos passos, mas não consegue fazer vendas suficientes, será considerada um modelo de negócio fracassado. O mundo online não é diferente. Sem conversões, um site é apenas uma campanha de publicidade cara – e, em última análise, malsucedida.
Uma conversão é a conclusão de qualquer ação predeterminada em um site. Isso pode ser o download de conteúdo gratuito em troca de ingressar em uma lista de mala direta ou interagir com o site por meio da mídia social ou de um formulário de contato. O padrão ouro de conversões sempre serão as vendas, no entanto. Se o seu produto ou serviço não está dando lucro, algo precisa mudar.
Ao estudar e compreender os dados do site, você pode identificar oportunidades perdidas de vendas em seu site. Utilizando ferramentas e software, você entenderá o que os visitantes estão procurando e por que eles saltam sem converter.
Dados para revisar
Aqui estão quatro KPIs principais que devem ser estudados para entender por que os visitantes deixam seu site sem fazer uma conversão. Ao dominar e compreender esses dados, você pode fazer quaisquer ajustes necessários em seu site e estratégia de marketing – potencialmente colhendo recompensas financeiras.
1. Páginas de saída do Google Analytics
A página de saída de um site, que é rastreada no Google Analytics, é a última interação que um usuário tem com seu site antes de encerrar uma sessão. O Google Analytics registra as páginas de saída como uma porcentagem, referindo-se a isso como uma taxa de saída.
Em um mundo ideal, a página de saída mais popular em qualquer site será a página de agradecimento após a conclusão de uma conversão. Nesta fase, o utilizador concluiu o seu negócio de forma a satisfazer todas as partes.
Se você notar uma alta taxa de saída em uma página diferente, ela merece investigação. Algo nesta página está impedindo os visitantes de realizarem conversões. Portanto, esta página de saída é potencialmente responsável por vendas perdidas.
Esteja ciente de que uma taxa de saída não é o mesmo que uma taxa de rejeição. A taxa de rejeição está relacionada aos usuários que saem de um site sem nenhuma interação. As páginas de saída são registradas quando os usuários começam a jornada em direção à conversão, mas não conseguem concluir o processo.
Ao compreender quais páginas do seu site têm a maior taxa de saída, você pode melhorar suas vendas. Dê uma olhada nesta página e considere por que os usuários não estão concluindo uma conversão. As possíveis explicações incluem:
- Um apelo à ação pouco claro ou fraco
- Um funil de vendas longo com muitas etapas
- Informações insuficientes sobre o seu produto ou serviço, que não conseguem convencer o usuário a converter – ou muitos dados, confundindo o usuário e fazendo com que perca o interesse
- Falta de opções de pagamento preferenciais (ou seja, ewallets – nem todo mundo gosta de usar seu cartão de crédito online)
Ajuste esta página de saída para melhorar a experiência do usuário e convencê-los a concluir uma conversão. Isso é mais fácil se uma página do seu site, em particular, tiver uma alta taxa de saída. Se as páginas de saída estiverem igualmente espalhadas por todo o seu site, pode valer a pena considerar uma revisão completa e atualização do conteúdo.
2. Gerenciador de tags do Google
A internet trouxe muitas coisas boas para o mundo, mas aumentar a paciência não está entre esses benefícios. Com tanta concorrência lá fora, os usuários provavelmente não tolerarão qualquer tipo de problema de interface ao tentar concluir uma conversão. Você pode usar o Gerenciador de tags do Google para identificar esses problemas.
O preenchimento do formulário é sem dúvida o melhor uso do GTM. Se você estudar a análise de um formulário e descobrir que ele é frequentemente abandonado antes de ser concluído, algo está errado. Você tinha o usuário no final de seu gancho – ele não teria começado a preencher o formulário de outra forma. Infelizmente, algo os fez mudar de ideia e você perdeu uma venda.
Use o modo de depuração GTM para garantir que uma falha técnica não seja a culpada. Se for esse o caso, é hora de olhar para dentro. Alguns dos motivos comuns para os usuários abandonarem os formulários antes de concluí-los incluem:
- O formulário é muito longo e pesado! Devagar e sempre pode vencer uma corrida, mas entedia a vida dos consumidores online
- Perguntas desnecessárias. Se você não vende produtos ou serviços com restrição de idade, não pergunte a data de nascimento do usuário. A menos que seja relevante para o produto, não peça esclarecimentos sobre gênero ou raça
- Publicidade pop-up. Infelizmente, você pode estar sendo julgado pelos pecados de outros sites aqui – experiências anteriores em outros lugares podem manchar a visão do usuário de todos os formulários online
- Falta de garantia sobre a proteção e proteção de quaisquer dados que serão fornecidos. Deixe claro que você não está no negócio e está vendendo informações pessoais para outras empresas
- Falta de compatibilidade com dispositivos móveis. Mais da metade de todo o tráfego da web agora vem de smartphones e tablets . Certifique-se de que seu formulário não seja complicado e difícil de ser preenchido em tal dispositivo
Fonte: Gerenciador de tags do Google
Usar o GTM para obter insights sobre por que os formulários permanecem incompletos pode ser uma solução fácil e, potencialmente, transformar questionários parcialmente preenchidos em conversões bem-sucedidas. Não perca uma possível venda de algo tão prosaico como um processo de inscrição desnecessariamente complicado.
3. Pesquisar registros
Como mencionamos anteriormente, os consumidores querem se sentir compreendidos por uma empresa. Idealmente, o visitante moderno de um site não desejará pesquisar para encontrar o que procura. Os visitantes desejam encontrar tudo o que precisam diante de seus olhos e ver se seu produto ou serviço resolverá um determinado ponto problemático.
Se os usuários estiverem usando a função de pesquisa, configure o site para registrar os termos de pesquisa. Isso fornece a oportunidade perfeita para estudar o que seus clientes em potencial estão procurando – e provavelmente não encontram – em seu site. Se eles localizassem o que procuravam, provavelmente teriam concluído uma conversão.
Entender o que os usuários estão procurando significa que você pode melhorar e aprimorar sua oferta para aplicar esses serviços ausentes. Alternativamente, pode apenas revelar que sua cópia precisa de uma pequena atualização. Verifique se os usuários estão usando uma terminologia que não corresponde às palavras-chave usadas em seu site. Esta é uma solução fácil com uma atualização de conteúdo e reduz a frustração de estar tão perto, mas ainda tão longe de uma conversão.
Isso também terá um efeito colateral bem-vindo de potencialmente reforçar sua posição SERP. O Google está se movendo em direção a um modelo de valor de pesquisa aprimorado , o que torna o uso de textos ainda mais importante. Será muito bem-vindo que a classificação da página de um site – e o potencial de conversão – se mantenha ou caia na qualidade e relevância do conteúdo, em oposição a obstáculos técnicos restritivos.
4. Valor do tráfego
Parafraseando George Orwell, “todo o tráfego do site é igual, mas algum tráfego é mais igual do que outros”. Algumas páginas do seu site inevitavelmente demonstrarão um maior potencial de vendas e conversões. Investir em uma ferramenta de análise de pesquisa pode ajudá-lo a identificar essas páginas para que você possa concentrar seus gastos financeiros nelas. O Google Trends também pode ser um aliado inestimável aqui.
Seu site provavelmente utilizará pelo menos um modelo de custo por conversão, como o Google Ads. Você pode estar usando vários, com Anúncios do Facebook (que inclui Anúncios do Instagram) e até mesmo o Microsoft Advertising fornecendo muitos leads para conversões. Embora os modelos de negócios PPC estejam em constante evolução , algumas táticas são permanentes.
Talvez o mais crítico deles seja identificar quais páginas em seu site têm potencial que não está sendo maximizado. Ao empreender a análise de SEO, você obterá uma maior compreensão do que os usuários estão procurando online. Ao aprender isso, você pode perceber que está colocando um orçamento de marketing muito grande em uma página, quando o uso criterioso de palavras-chave em outra pode gerar melhores resultados.
Por exemplo, é sempre tentador colocar todos os seus músculos financeiros em uma página de conclusão. Já discutimos como os usuários estão procurando um funil de conversão breve e prático. No entanto, não negligencie o potencial de educar e entreter antes de pressionar pela conversão. Se você adotar – e, mais importante, aperfeiçoar – o marketing de conteúdo , você convencerá os usuários a clicarem para uma página de conversão depois de aprender mais sobre sua oferta. Isso melhora as estatísticas de tráfego, potencialmente construindo lealdade à marca no processo.
Qual o proximo?
Agora que você está ciente dessas métricas, use-as para calcular suas conversões. Isso é fácil de fazer – basta dividir o número de conversões pelo número de visitantes e, em seguida, multiplicar o total por 100. Como esse número parece para você?
Se você acha que sua taxa de conversão está faltando em alguma dessas métricas, existem etapas que você pode seguir para melhorá-la. Esses incluem:
- Simplificando quaisquer formulários e agilizando seu filtro de vendas
- Melhore e simplifique a cópia em páginas com alta taxa de saída
- Considerar adicionar um pop-up com um CTA renovado – ou mesmo a promessa de um desconto ou brinde – quando um usuário tenta fechar uma página de saída comum
- Revise seus registros de pesquisa e certifique-se de que sua oferta corresponda às necessidades e expectativas do consumidor
- Mantenha-se atualizado com as tendências de pesquisa e garanta que está monetizando as páginas certas em seu site
Siga estas etapas e você provavelmente verá suas conversões aumentarem. Poucas coisas são mais frustrantes do que perder uma venda que chegou atraentemente perto. Essas pequenas melhorias não demandarão muito trabalho, mas podem fazer uma diferença real em seus resultados financeiros.
Perguntas frequentes
O que é uma conversão de site?
Qualquer site da Web conterá uma série de ações a serem concluídas pelos visitantes. Isso pode ser inscrever-se em uma lista de mala direta de um boletim informativo, compartilhar uma postagem em canais pessoais de mídia social, fazer uma consulta por meio de um formulário de contato ou, de preferência, fazer uma compra. Se um visitante de seu site concluir esta ação, ela será considerada uma conversão. O número de pessoas que o fazem em comparação com a quantidade de tráfego é conhecido como taxa de conversão.
O que é uma boa taxa de conversão para um site?
Isso depende de uma série de fatores, incluindo o seu setor e o retorno do investimento previsto. Um site que opera em um modelo de custo por conversão, como o Google Ads, precisa de uma taxa de conversão mais alta para obter um lucro substancial. A taxa de conversão média nesta plataforma é de cerca de três por cento . O que mais importa é que você esteja obtendo um retorno sobre seu investimento – e que sua taxa de conversão continue a crescer, e não a diminuir.
Como aumentar a taxa de conversão em um site?
A maneira mais eficaz de aumentar a taxa de conversão é tornar o processo o mais rápido e simples possível para os consumidores. Crie uma experiência de usuário superior, tornando óbvio o que um visitante precisa fazer para converter e removendo quaisquer etapas desnecessárias do filtro resultante. Cada ação adicional que você pede a um usuário dá a ele outra oportunidade de perder a paciência e ir embora.
Como calcular a taxa de conversão de um site?
Existe uma fórmula simples para calcular a taxa de conversão do seu site. Acompanhe suas conversões em um determinado período, divida isso pelo número de visitas ao site nesse período e, em seguida, multiplique o total por 100. Por exemplo, um site que obtém 700 conversões de 12.500 visitantes em 30 dias tem uma taxa de conversão mensal de 5,6%.
Como configurar o rastreamento da taxa de conversão em seu site?
Qualquer site deve rastrear as conversões para garantir a máxima eficiência e retorno do investimento. As principais plataformas, como Facebook Ads e Google Ads, possuem recursos de rastreamento integrados. Aprenda como utilizar essas ferramentas e transformar os dados a seu favor.