Pular para o conteúdo
Início » 8 maneiras de auditar o SEO do seu site focado em comércio eletrônico

8 maneiras de auditar o SEO do seu site focado em comércio eletrônico

Se você não tem certeza sobre qual é a melhor maneira de otimizar seu site de comércio eletrônico? Esta lista responde à sua pergunta com oito maneiras de melhorar o SEO da sua loja de comércio eletrônico.

Uma estatística recente mostra que 33% do tráfego global de comércio eletrônico vem de pesquisas orgânicas. Em outras palavras, você perderá uma parte significativa do tráfego potencial se seu site de comércio eletrônico não for otimizado para SEO. Embora alguns componentes de SEO não estejam inteiramente sob seu controle, você ainda pode fazer muitas coisas para melhorar o SEO do site de comércio eletrônico.

Neste artigo, veremos oito maneiras de auditar e melhorar a saúde de SEO do seu site de comércio eletrônico.

Além disso, discutiremos por que agora é mais importante do que nunca otimizar a velocidade da página para a atualização do algoritmo nos próximos meses.

Tags canônicas

1. Tags canônicas para visualizações de página filtradas

Na maioria dos sites de comércio eletrônico, você pode filtrar os tipos de produtos com base em diferentes categorias, como cor, ajuste e tamanho.

Se o seu site de comércio eletrônico tem muitas páginas filtradas, você deseja usar tags canônicas em suas páginas filtradas para evitar conteúdo duplicado.

Ter conteúdo duplicado em seu site pode tornar difícil para o Google classificar sua página, pois sua página duplicada competirá pelos primeiros lugares nos resultados de pesquisa.

A imagem abaixo mostra os filtros do site Underarmour. Você também pode ver que o URL vem com o texto “/ sapatos” no final ao filtrar com base em sapatos.

Ao colocar as tags canônicas em suas páginas filtradas, você informa a um rastreador do Google qual página é a página principal que você deseja classificar.

Nesse caso, a tag canônica em “underarmour.ca/en-ca/d/mens/shoes” aponta para o URL “underarmour.ca/en-ca/d/mens”.

Isso permite que o Google saiba que o último URL é o URL principal que você deseja classificar. Você também evitará que seu site receba potencialmente uma penalidade duplicada do Google.

meta descrição

2. Otimize uma meta descrição para cada página

Cada uma de suas páginas tem uma meta descrição exclusiva?

Escrever uma meta descrição relevante e exclusiva para cada página aumenta a probabilidade de as pessoas clicarem em seu link. 

Como a taxa de cliques (CTR) é um fator importante de classificação nos resultados de pesquisa do Google, você estará colocando em risco sua classificação de pesquisa se não otimizar uma meta descrição para sua página.

Dito isso, você pode achar difícil implementar isso na prática se tiver centenas e milhares de páginas em seu site de comércio eletrônico.

Nesse caso, recomendo que você comece a otimizar as meta descrições para as páginas que atualmente geram mais receita e descendo no pedido.

Posicionamento de palavra-chave

3. Posicionamento de palavra-chave

Embora você certamente queira evitar encher sua página com as palavras-chave alvo, é uma boa ideia incluí-las estrategicamente em toda a sua página para que o Google saiba quais palavras-chave você está alvejando. 

Convém incluir algumas palavras-chave em seu URL, título, descrição e texto da imagem alternativa para garantir que sua página seja relevante para as palavras-chave alvo.

Aqui está um exemplo.

E um exemplo de palavras-chave na descrição.

breadcrumbs

4. Trilhas de localização atual

Trilhas de navegação ajudam os visitantes do site a navegar pelo seu site e a organizá-lo de maneira bem estruturada.

Além disso, a localização atual torna mais fácil para os rastreadores do Google entenderem melhor sua página, o que, por sua vez, pode ajudar a classificar melhor sua página.

Além disso, os resultados da pesquisa mostrarão breadcrumbs em vez do permalink da sua página, o que é outra pista de que o Google enfatiza as migalhas de pão para SEO.

Você não precisa complicar as coisas ao implementar a navegação breadcrumb. Apenas certifique-se de seguir os padrões de boas práticas , como usar migalhas de pão apenas quando fizer sentido e progredir do nível mais alto para o mais baixo.

sitelinks snippets

5. Otimize seu site de comércio eletrônico para sitelinks

Aqui está um exemplo de sitelinks que aparecem nos resultados da pesquisa para um site bem otimizado.

O Google afirma que eles mostram apenas sitelinks para sites estruturados que permitem que seus algoritmos encontrem bons sitelinks.

Os sitelinks melhoram as taxas de cliques e ajudam os pesquisadores a ver rapidamente as páginas que são relevantes para seus interesses. 

Além disso, eles adicionam credibilidade aos seus sites. O Google não mostra links de sites para sites que não estão bem otimizados e não são confiáveis. 

Se o Google confia em seu site o suficiente para dar um grande espaço nos resultados de pesquisa , você pode ver isso como um selo de aprovação do Google. 

No mínimo, você pode presumir que o Google não vê seu site como não confiável e fraudulento.

Embora você não possa controlar totalmente se seu site de comércio eletrônico exibe links de sites nos resultados de pesquisa, existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar suas chances.

  • Ative a localização atual e uma caixa de pesquisa de sitelink
  • Estruture seu site com clareza
  • Use texto âncora para seus links internos

6. Você tem comentários na página do seu produto?

Os comentários na página do seu produto servem a vários propósitos.

Primeiro, eles fornecem informações úteis para as pessoas que visitam seu site e as ajudam a tomar melhores decisões de compra.

Além disso, sua página pode mostrar uma classificação com estrelas nos resultados da pesquisa, o que ajudará o resultado da pesquisa a se destacar e melhorar o seu CTR.

Na verdade, um estudo feito pela CXL descobriu que estrelas de revisão podem melhorar o CTR em até 35% .

Você pode verificar a documentação do Google para saber a melhor forma de estruturar sua página para que possa maximizar a chance de seu site exibir trechos de revisão nos resultados de pesquisa.

Otimize a velocidade do site

7. Otimize a velocidade do seu site

Você provavelmente já ouviu falar sobre a importância da otimização da velocidade do site .

Mas, com o Google confirmando que a velocidade de carregamento da página se tornará um sinal de classificação nos próximos meses, agora é mais importante do que nunca otimizar a velocidade da página em seu site.

De acordo com o Moovweb, 87% dos sites de comércio eletrônico não atendem aos padrões de experiência de página definidos pelo Google.

Você também pode ver isso como uma oportunidade para seu site obter uma vantagem competitiva sobre os outros.

Há muitas coisas que você pode fazer para melhorar a velocidade da página, como:

  • Obtenha um melhor serviço de hospedagem
  • Use o carregamento lento, para que sua imagem só carregue quando os usuários rolarem para baixo
  • Remova elementos grandes de sua página

Você pode usar o PageSpeed ​​Insights do Google para determinar quais elementos em sua página estão diminuindo a velocidade.

Aqui está um artigo com mais bons conselhos sobre como otimizar a velocidade da página para as próximas alterações de algoritmo. 

8. Seu site possui conteúdo informativo?

Por fim, é sempre uma boa ideia escrever posts sobre palavras-chave que seu público-alvo está procurando.

Um estudo mostra que 61% dos compradores online nos EUA estão mais confiantes em comprar de recomendações que lêem em blogs. O blog para seu site de comércio eletrônico pode ajudar sua empresa de várias maneiras diferentes.

  1. Conquiste a confiança de seu público, fornecendo conteúdo útil
  2. Estabeleça sua marca como um especialista na área
  3. Classificação aprimorada do mecanismo de pesquisa com conteúdo relevante e de alta qualidade em seu blog

Uma postagem de blog que você publica hoje não trará um resultado impressionante amanhã. Mas é um investimento de longo prazo que ajudará seu site de comércio eletrônico a gerar mais tráfego e construir confiança e autoridade com o público em seu nicho no longo prazo.

Conclusão

Melhorar o SEO do seu site de comércio eletrônico raramente é um processo rápido e fácil. Isso é especialmente verdadeiro se o seu site tiver centenas de páginas que precisam ser otimizadas. Nesse caso, seria aconselhável começar com as páginas que estão gerando a maior quantidade de tráfego e receitas. Comece a otimizar a partir das páginas de melhor desempenho e desça na ordem conforme seu tempo e esforço permitirem.

Seus resultados com o SEO não serão instantâneos, mas você ficará feliz em colocar um esforço extra na otimização do SEO do seu site no futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *