Pular para o conteúdo
Início » Guia de SEO do Pinterest: Oito dicas para pins amigáveis ​​à pesquisa

Guia de SEO do Pinterest: Oito dicas para pins amigáveis ​​à pesquisa

Quer aumentar seu tráfego no Pinterest? Siga este guia para otimizar sua conta, pins e placas para SEO.

Resumo de 30 segundos:

  • Cada pino tem o potencial de ser descoberto por milhares de usuários, criando uma reação em cadeia de atividade.
  • O Google adora o Pinterest e coloca suas páginas nas primeiras posições, incluindo recursos SERP e pesquisa de imagens do Google.
  • Vincular sua conta do Pinterest ao site é um passo importante para um melhor desempenho de SEO.
  • Usar o painel do Pinterest Analytics ajudará você a entender seu desempenho.
  • Pesquise as palavras-chave de seu nicho para otimizar pinos e placas para as frases-chave relevantes.
  • Siga outras contas relacionadas e otimize seu tempo de publicação para melhorar o engajamento.

O Pinterest recentemente se tornou a terceira maior rede social dos Estados Unidos. Com sua popularidade em ascensão, agora tem mais de 440 milhões de usuários ativos por mês , que fixaram mais de 240 bilhões de postagens até o momento. Tendo isso em mente, não podemos deixar de nos perguntar qual é a razão de seu sucesso. 

O que o faz se destacar do resto dos sites de compartilhamento de fotos é o foco na descoberta e curadoria não apenas do seu, mas também do conteúdo de outra pessoa. Cada Pin tem o potencial de ser recolocado por outros usuários e, em seguida, descoberto por seus seguidores, criando uma reação em cadeia de atividade.

Além disso, muitas empresas usam o Pinterest como catálogo de produtos. Cerca de 90% dos Pinners semanais tomam decisões de compra no Pinterest , transformando-o em uma ótima plataforma para as empresas comercializarem seus produtos. 

Portanto, o Pinterest tem muitos usuários e eles têm dinheiro para gastar. Como você tira vantagem disso? Bem, uma maneira de garantir que seus Pins sejam populares com outros usuários é tratar o Pinterest como um mecanismo de pesquisa, o que de certa forma é. Otimize seus Pins para descoberta, siga as melhores práticas de SEO e sua visibilidade aumentará com certeza.

A cereja do bolo aqui é o tratamento preferencial que o Google dá ao Pinterest. Ao contrário das postagens do Facebook ou Instagram, seus Pins têm a chance de aparecer nos resultados de pesquisa tradicionais. Normalmente, o Google direciona os usuários para o Pinterest nos estágios iniciais da jornada do comprador, quando eles estão apenas procurando por ideias :

Como você pode ver na imagem acima, a primeira página de resultados de pesquisa está praticamente cheia de páginas do Pinterest. E se você mudar para a pesquisa de imagens, é ainda mais provável que o Google inclua conteúdo do Pinterest:

Mas, primeiro, vamos nos concentrar no próprio Pinterest e ver como você pode melhorar suas chances de ser descoberto por outros Pinadores:

Dica nº 1: crie uma conta comercial

Comece obtendo uma conta comercial gratuita . Se você ainda não usa o Pinterest, precisa criá-lo do zero. Se você já tem uma conta pessoal, pode criar uma conta comercial vinculada ou converter sua conta pessoal em uma comercial.  

Convenientemente, ter uma conta empresarial implica ter uma série de recursos úteis que não podem ser acessados ​​com uma conta normal: 

Cabeçalho

Para começar, você tem um cabeçalho que pode estar cheio de seus Pins mais recentes ou daqueles que foram salvos recentemente por outros usuários. Alternativamente, você pode escolher qualquer placa de sua preferência.

Esse tipo de interface exibe visualmente para que serve sua conta. É uma forma rápida de chamar a atenção das pessoas e ajudá-las a entender que tipo de produtos ou serviços você oferece.

Análise do Pinterest

Além disso, você pode verificar as análises do Pinterest clicando no botão Analytics :

O Pinterest Analytics mostra quem vê seus Pins, o número de visualizações que você obtém, em qual conteúdo seus seguidores ou outros usuários clicam e salvam mais e muitos outros dados importantes. Todos esses recursos são essenciais para ajudá-lo a entender seu desempenho no Pinterest.

Anúncios do Pinterest

Você também tem a opção de usar anúncios pagos. Na verdade, existem diferentes tipos deles. Por exemplo, Pins promovidos que podem ser encontrados no feed da página inicial e nos resultados de pesquisa do seu público-alvo. Ou Pins de um toque que, quando tocados, em vez de levar os usuários ao seu perfil primeiro, os levam diretamente ao seu site. 

Reivindicação de site

Você pode reivindicar seu site e contas sociais. Graças a esta vantagem, todos os seus Pins são exibidos com seu nome e foto de perfil. Mesmo aqueles compartilhados por outras pessoas. É uma ótima maneira de aumentar sua descoberta e classificação em geral.

Esta é a aparência de uma conta empresarial reivindicada:

E aqui está a aparência de uma conta normal:

Dica nº 2: otimize seu perfil

Preste atenção ao seu perfil também. Seu nome e biografia são de grande importância quando se trata de parecer confiável e confiável. Você pode editá-lo na seção Configurações : 

Nome

Existem dois nomes que você precisa criar no Pinterest: seu nome de exibição e seu nome de usuário. Seu nome de exibição é o que outros usuários veem no Pinterest, enquanto seu nome de usuário é mais como um ID exclusivo usado principalmente para seu URL.

Para o seu nome de exibição, o objetivo principal é representar sua marca e ser facilmente encontrado nos resultados da pesquisa. Adicione algumas palavras-chave para fornecer uma compreensão clara  do seu conteúdo:

Era

É aqui que você declara o propósito da sua conta em alto e bom som. Certifique-se de apresentar palavras-chave relevantes na primeira parte de sua biografia. Adicione alguma personalidade ou uma frase de chamariz no segundo. Isso pode contribuir para a capacidade de pesquisa de seu perfil e o envolvimento dos usuários. 

Dica nº 3: prepare seu site

Vincular sua conta do Pinterest ao site é outro passo importante para um melhor desempenho de SEO.

Tags do Pinterest

Basicamente, as tags do Pinterest são pedaços de código que você coloca nas páginas do seu site. Eles permitem que você verifique que tipo de conteúdo do Pinterest oferece mais tráfego. Esses dados são coletados e enviados de volta para sua conta do Pinterest, onde você pode examiná-los e ajustar sua estratégia de acordo.

Você pode usar as tags do Pinterest para ver o que as pessoas fazem em seu site depois de interagir com seus Pins. Que tipo de conteúdo atrai mais espectadores, os torna interessados ​​em seus serviços ou os incentiva a comprar seus produtos. Ao mesmo tempo, você pode descobrir que tipo de conteúdo precisa de otimização ou não tem uso algum. 

Botão Salvar

Com a ajuda do Salvar botão em suas páginas do site, seus clientes podem salvar as coisas do seu website a Pinterest. Desta forma, seu conteúdo pode ser localizado por um número muito maior de pessoas.

Aqui está um exemplo de um site que oferece o botão Salvar do Pinterest :

Dica nº 4: encontre palavras-chave relevantes

O próprio Pinterest pode ajudá-lo a encontrar as palavras-chave certas. Semelhante ao Google, possui um avançado sistema de sugestões, sempre oferecendo postagens semelhantes e formas de melhorar suas consultas de pesquisa. 

Por exemplo, se você pesquisar por plantas perenes , o Pinterest oferecerá uma grande variedade de modificadores de consulta populares. Adicioná-los à descrição de seu Pin pode aumentar sua relevância:

Se você estiver em uma busca mais avançada por palavras-chave, poderá usar ferramentas de SEO que podem ajudá-lo a construir uma lista de palavras-chave de alto potencial. 

Dica nº 5: otimize suas pranchas

Palavras-chave também são essenciais ao criar painéis para o seu perfil. Torne-os amigáveis ​​para SEO e adicione alguns termos pesquisáveis ​​ao nomeá-los. Na captura de tela abaixo, você pode ver um exemplo perfeito de placas com palavras-chave estratégicas:

Considere também a descrição do seu quadro. Tente torná-lo detalhado, coerente e divertido. Incluir palavras-chave aqui também é uma vantagem:

Outra coisa que pode melhorar a descoberta de seu perfil é adicionar uma foto de capa atraente e memorável. Isso pode levar a visibilidade do seu tabuleiro a um outro nível.

Por fim, certifique-se de categorizar todos os seus Pins de maneira adequada. Eles precisam refletir o nome e o objetivo do conselho. Dessa forma, o Pinterest pode divulgá-los de forma mais eficaz. 

Dica # 6: otimize seus pinos

Obviamente, seus pins têm que ser incríveis e modernos e tudo isso. Mas também existem algumas oportunidades técnicas que podem empurrar seus pinos ainda mais e torná-los um pouco mais amigáveis ​​para pesquisa.

Proporção perfeita

Como nem todos os tipos de Pins são exibidos totalmente nos resultados da pesquisa, preste atenção na proporção deles. O Pinterest diminui o papel das imagens superlongas, por isso elas não têm um bom desempenho nos resultados de pesquisa. E ao enviar vídeos, evite dimensões horizontais. 

Uma proporção de 2: 3 – ou 600: 900 pixels – é sua melhor opção para imagens, enquanto as proporções de 1: 1, 9:16, 4: 5, 2: 3 são ideais para vídeos. Os quadrados são especialmente úteis quando você publica vídeos do Facebook ou Instagram.

Pinos ricos

Mais uma ferramenta em sua coleção é uma oportunidade única de usar Rich Pins . Eles sincronizam automaticamente as informações do seu site com o Pinterest. Em outras palavras, eles simplesmente atualizam cada vez que algo muda em seu site. 

O Pinterest oferece três tipos de Rich Pins: produto , receita e artigo . Há uma pequena diferença entre eles, mas o principal é que os Rich Pins permitem que bits extras de informações sejam adicionados à sua postagem, como neste exemplo de um pino de receita:

Você pode adicionar um título, tempo de cozimento, tamanho da porção, classificações e uma lista de ingredientes. Os Pins ricos de receita também permitem que você especifique que, por exemplo, sua receita é vegana e sem glúten. 

Dica nº 7: incentive o engajamento

Tente obter mais engajamento no Pinterest. Quanto mais engajamento você obtém, maior a probabilidade de seus Pins serem recomendados a outros usuários.

Siga outros perfis

Siga perfis semelhantes ao seu. Dessa forma, você pode obter as recomendações de seus seguidores. Como alternativa, há um ponto em seguir influenciadores e celebridades que se adaptam bem à sua marca ou negócio. Contas de alto tráfego como a deles também podem contribuir para sua visibilidade.

Escolha a melhor hora para postar

Quanto mais rápido os usuários veem sua postagem e reagem a ela, maiores são as chances de suas postagens serem notadas pelo Pinterest e aumentadas nos resultados de pesquisa. 

De acordo com um estudo da CoSchedule , os usuários do Pinterest são mais propensos a rolar o feed durante o tempo livre ou à noite. Mas, é claro, depende do tipo de seu conteúdo e dos objetivos de seus seguidores. Quer usem o Pinterest para tarefas de trabalho, para relaxar ou para fazer compras. 

Conecte suas contas sociais ao Pinterest

Em vez de construir sua base de seguidores do zero, conecte todas as suas contas sociais ao seu perfil do Pinterest. Dessa forma, você provavelmente obterá novos seguidores com mais rapidez e distribuirá seu conteúdo também em outras plataformas.

Comunique-se com seus seguidores

Não se esqueça de responder aos comentários e às perguntas de seus seguidores. É mais uma forma de criar uma base de clientes sólida.

Dica nº 8: verifique as análises do Pinterest

Se você precisa melhorar sua conta e seu conteúdo, o Pinterest está sempre lá para você. Ele tem um grande número de métricas , que você pode usar para melhorar o desempenho do seu Pin, alcançar o público certo, aumentar suas vendas e muito mais. 

Por exemplo, Salva pode mostrar o número de vezes que as pessoas salvaram seu PIN em seus painéis. Bem como Cliques que indicam quais dos seus Pins vinculados são clicados com mais frequência. Essas métricas podem ajudá-lo a entender que tipo de conteúdo recebe mais atenção e, consequentemente, pode ser mais lucrativo. 

As impressões também são essenciais para sua campanha de SEO. Eles fornecem o número total de vezes que seus Pins foram exibidos nos resultados de pesquisa, no feed de alguém e por meio de painéis. Com a ajuda deles, você é capaz de localizar conteúdo popular e envolvente e se concentrar em adaptar sua estratégia de SEO com base nesses dados.

Ficar de olho nessas métricas é a melhor maneira de encontrar novas oportunidades de otimização não apenas no Pinterest. Eles são úteis quando você deseja melhorar o desempenho de SEO onde você mais precisa. Neste artigo , você pode encontrar dicas mais úteis sobre métricas essenciais a serem observadas ao fazer SEO.

Pensamentos finais

Com o Pinterest em alta, você deve fazer uso total dele. Não é apenas um ótimo assistente com muitos recursos úteis e um número proeminente de usuários ativos mensais, mas também uma maneira de olhar seu desempenho online de outro ângulo – para torná-lo mais eficiente, ajuste sua campanha de SEO, atraia novos clientes e aumentar sua popularidade. Você pode fazer tudo isso enquanto cria conteúdo apelativo e apelativo através do Pinterest SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *