Pular para o conteúdo
Início » Como usar o PageRank para sites de comércio eletrônico

Como usar o PageRank para sites de comércio eletrônico

PageRank é uma patente introduzida pelo Google, que usa links para ajudar a determinar as classificações de sites nas SERPs. O algoritmo recebeu o nome do fundador do Google, Larry Page.

A patente original não foi renovada e desde então foi atualizada por outros algoritmos, que trabalham para atingir o mesmo objetivo. No entanto, entendendo os princípios fundamentais, podemos entender melhor como posicionar nossos sites de comércio eletrônico para gerar tráfego e receita.

Conceitos-chave do PageRank

O PageRank é passado entre sites por meio de links e pode ser distribuído por meio de um único site com links internos.

Algumas páginas têm um PageRank mais alto do que outras e, portanto, podem passar mais PageRank para as páginas às quais estão vinculadas. Quando uma página é vinculada a outra, um fator de amortecimento é aplicado. A patente original definiu isso como 0,85 – então uma página com um PageRank de um, com link para outra página, passaria de 0,85 PageRank.

Atualização chave: o Modelo de Surfista Razoável

O Reasonable Surfer Model do Google indica que um link com maior probabilidade de ser clicado passará mais PageRank do que um link com menor probabilidade de ser clicado. Isso é determinado por uma série de fatores, incluindo tamanho da fonte, cor e texto âncora. No entanto, a posição de um link em uma página também é algo sobre o qual muitas vezes temos controle como SEOs e que podemos, portanto, alavancar.

Aqui está uma representação simples e grosseira de como certos links passarão mais/menos PageRank com base na proeminência de um link e na probabilidade de ser clicado.

links externos para páginas-chave

Crie links externos para páginas-chave

Como as páginas de links passam pelo PageRank, é lógico que queremos gerar backlinks para as páginas-chave que queremos classificar. Para a maioria dos sites de comércio eletrônico , as páginas classificadas para o maior volume e as palavras-chave que mais geram receita são páginas de categoria.

Sempre que possível, devemos procurar usar táticas que apoiem a criação de links para as páginas que geram receita, que para a maioria dos sites se parece com:

  • Páginas de categorias
  • Páginas de produtos
  • Pagina inicial
  • Postagens no blog

Isto é obviamente mais fácil dizer do que fazer. Praticar essas táticas com o objetivo geral de direcionar o PageRank para suas páginas principais. Isso reduz os fatores de amortecimento em jogo.

Como passar por isso

Uma maneira comum de contornar essa dificuldade na criação de links para páginas de categorias é vincular internamente as principais páginas de categorias que queremos enviar a partir de postagens de blog/peças de relações públicas digitais que, em seguida, obtêm links.

Embora o PageRank passado para a página que idealmente queremos classificar sofra um fator de amortecimento, isso ainda pode ser mais benéfico do que não conseguir nenhum link para sua página de destino.

Vale a pena considerar a relevância da página da categoria para o blog/peça de RP em que está sendo incluída, bem como onde os links são colocados na página, tendo em mente o impacto que o efeito de amortecimento do Reasonable Surfer pode ter.

1. Crie links de páginas com alto PageRank

Como qualquer RP digital saberá, páginas de alta autoridade ou páginas que têm muito PageRank para passar para o seu próprio site são alguns dos links mais procurados para obter.

Na maioria das vezes, isso é realmente visto em um nível de domínio, no entanto, como é demonstrado nesta ótima revisão de como o PageRank funciona pelo Majestic, um domínio que teoricamente deveria ter um alto PageRank pode realmente ser significativamente reduzido em um nível de página por conta própria. ligação interna.

Uma ressalva para as equipes de relações públicas digitais a esse respeito é não depender muito de métricas de nível de domínio como proxy para links que passam muito PageRank e, portanto, são bons para classificação. Exatamente quais páginas têm alto PageRank é quase impossível de saber e, embora uma dependência excessiva de ferramentas de terceiros nunca seja ideal, elas podem ser o mais próximo que podemos chegar de descobrir o PageRank passado por uma página específica, em vez de um domínio.

2. Crie links de sites relevantes

Como parte do Modelo de Surfista Razoável, ele sugere que é menos provável que um link seja seguido se os links não estiverem relacionados ao documento:

“Esse modelo razoável de surfista reflete o fato de que nem todos os links associados a um documento têm a mesma probabilidade de serem seguidos. Exemplos de links seguidos improváveis ​​podem incluir links de “Termos de Serviço”, anúncios em banner e links não relacionados ao documento.” ( Fonte )

Como resultado, a construção de links de sites que são de maior relevância para o seu próprio site, provavelmente passará mais PageRank.

3. Lembre-se que não se trata apenas do número de links

Devido à forma como o PageRank é calculado, o valor do PageRank passado por um site pode ser drasticamente maior do que o PageRank passado pelo culminar de milhares de outros combinados.

É por isso que a confiança no número total de links pode ser enganosa.

Use links internos para divulgar o PageRank

Precisamos considerar alguns métodos diferentes ao identificar as páginas que mais se beneficiarão da classificação e como você passa o PageRank em um site de comércio eletrônico:

  1. Link para páginas que você deseja classificar de páginas que possuem alto PageRank
  2. Link para páginas que você deseja classificar com mais frequência em todo o site
  3. Forneça links para páginas que você deseja classificar com mais destaque

1. Link para páginas que você deseja classificar de páginas que possuem alto PageRank

Páginas com alto PageRank, das quais podemos supor que são as páginas mais vinculadas de sites externos, podem ser usadas para passar o PageRank para – 

Vinculação da página inicial

O melhor exemplo de como você pode fazer isso é através da página inicial. A página inicial para a maioria dos sites tende a ser uma das mais, se não a mais externamente vinculada à página de um site.

Isso significa que, em termos de PageRank, a página inicial tem mais a transmitir para outras páginas internas.

Ao selecionar cuidadosamente quais páginas você vincula na página inicial e, portanto, passar os altos níveis de PageRank para as páginas-chave que você deseja classificar.

2. Crie links para páginas que você deseja classificar com mais frequência em todo o site

Outro método a considerar é a frequência com que você vincula às páginas mais importantes que deseja classificar.

Considerando que cada página pode passar o PageRank adiante – isso é lógico que se uma página é vinculada internamente com mais frequência, é provável que ela transmita mais do que uma página menos vinculada internamente (embora obviamente influenciada pelo PageRank do link Páginas).

Portanto, você deve considerar onde pode adicionar links internos para garantir que páginas importantes sejam vinculadas com mais frequência, incluindo:

Navegação global

Por estar fora do conteúdo do corpo principal da página, podemos razoavelmente supor que há um fator de amortecimento aplicado aos links no menu. No entanto, dado o seu papel na navegação, é provável que seja muito menor do que no rodapé. 

Portanto, como a navegação global é, como o nome sugere, vinculada globalmente a partir de todas as páginas do site, é provável que o grande número de links que passarão o PageRank seja direcionado para as páginas incluídas na navegação. Estas devem, portanto, ser as páginas-chave que você deseja classificar.

Breadcrumbs

Como fãs de longa data de breadcrumbs no NOVOS, o benefício de passar o PageRank para as páginas principais não deve ser subestimado, devido à frequência com que os diferentes níveis de páginas são vinculados.

O benefício de breadcrumbs em sites de comércio eletrônico (fora dos benefícios de usabilidade para os clientes) é que eles passam o PageRank para as páginas principais que geralmente classificam palavras-chave competitivas. Eles geralmente são úteis para classificar as categorias.

A maioria dos sites de comércio eletrônico tem uma estrutura em pirâmide com a página inicial no topo, seguida por algumas categorias principais, um número crescente de subcategorias e muitas páginas de produtos. Ao implementar breadcrumbs no site, você usa a estrutura da pirâmide a seu favor (tanto SEO quanto CX). Uma vez que cada página de produto será vinculada a suas subcategorias e categorias relevantes, e cada subcategoria será vinculada à sua categoria relevante.

Nesse sentido, você distribui os links internos como uma pirâmide inversa, concentrando o maior número (se desconsiderarmos a página inicial) nas categorias centrais que são as páginas geralmente direcionadas para palavras-chave de alto volume. Nesse sentido, seu site de comércio eletrônico tem grandes chances de receber grandes quantidades de PageRank de links internos.

As páginas de produtos também geralmente são mais fáceis de criar links e também gerá-los naturalmente. Quanto mais altas as páginas do produto PageRank puderem distribuir para cima, maior será a relevância – o que implica em menores chances de sofrer significativamente com fatores de amortecimento.

Footer do site

Com base no Modelo de Surfista Razoável, podemos supor que o PageRank passado por links de rodapé é significativamente impactado por fatores de amortecimento. No entanto, o fato de esses links abrangerem todo o site pode significar que há algum benefício em incluir páginas importantes no rodapé para o acúmulo de PageRank.

3. Forneça links para páginas que você deseja classificar com mais destaque

Como o Modelo de Surfista Razoável aplicado à probabilidade de um link ser clicado em uma página, vale a pena considerar o paradeiro de uma página. Isso também pode significar considerar modelos de página em links gerais.

Por exemplo, em uma estratégia de conteúdo, onde vários blogs estão sendo escritos em um determinado tópico relevante para apoiar uma página de categoria, o link para a página de categoria no início do artigo, com texto âncora claramente relacionado, provavelmente gerará mais PageRank do que no início. o final de um artigo. Caso a caso, essa distinção pode parecer trivial, no entanto, em um site de comércio eletrônico com centenas e milhares de blogs, o PageRank passado no total pode ser significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *