Pular para o conteúdo
Início » Como se tornar um profissional de marketing digital freelance: seu guia 2024

Como se tornar um profissional de marketing digital freelance: seu guia 2024

Coursera

Os profissionais de marketing digital autônomos ajudam os clientes a criar, executar e avaliar campanhas que promovem seus produtos ou serviços. Para iniciar uma carreira em marketing digital freelance, você precisará seguir várias etapas, incluindo construir um público e fazer conexões com marcas.

Neste artigo, exploraremos cada etapa e também forneceremos informações sobre o que é marketing digital freelance, ganhos típicos, tecnologia útil para usar e como começar.

O que é marketing digital autônomo?

Marketing digital freelance refere-se a um contratante autônomo que auxilia uma ou mais empresas, organizações ou outros clientes em suas necessidades de marketing, geralmente remotamente.

Os clientes especificam as funções do trabalho, que podem incluir:

Definição de freelancer

Freelance refere-se a alguém que executa tarefas específicas conforme necessário para uma empresa ou cliente. O compromisso de tempo varia e pode ser tão curto quanto algumas horas ou um show contínuo. Freelancers geralmente são pagos por projeto ou por hora e não são considerados funcionários tradicionais.

Definição de marketing digital

Marketing digital promove uma marca e seus produtos ou serviços para um público on-line personalizado. O objetivo do marketing digital é elevar o conhecimento da marca e interagir com os clientes na esperança de estabelecer conexões de longo prazo com os clientes por meio de canais digitais, como blogs, e-mails ou vídeos compartilhados socialmente.

Consulte Mais informação: O que é marketing digital? Tipos, habilidades e carreiras

Salário e perspectivas de emprego

De acordo com a Glassdoor, o salário médio anual de um profissional de marketing digital freelance nos Estados Unidos é de US$ 51.785 (2). A área de marketing, publicidade e promoções tem uma taxa esperada de crescimento de empregos de 10%, que é mais rápida do que a média de 5%. Estima-se que 35.300 vagas de emprego sejam projetadas a cada ano até 2031.(3).

Como se tornar um profissional de marketing digital freelancer

Tornar-se um profissional de marketing digital freelancer envolve várias etapas, incluindo desenvolver suas habilidades, fazer marketing pessoal e encontrar clientes. Mais especificamente, se você estiver interessado em uma carreira freelance em marketing digital, aqui estão cinco etapas a seguir:

1. Selecione especialidades que se alinhem com suas habilidades.

O marketing digital tem muitos nichos diferentes. Para ter sucesso, considere restringir seus serviços freelance a uma ou duas áreas específicas que se correlacionem com suas habilidades mais fortes. Se, por exemplo, você gosta de estratégia e criação de anúncios, pode se especializar em publicidade em mídias sociais. Os nichos de marketing podem incluir:

Consulte Mais informação: Marketing de afiliados: o que é e como começar

2. Desenvolva seu conjunto de habilidades.

Considere desenvolver seu conjunto de habilidades por meio de cursos on-line, tutoriais em vídeo ou workshops locais. O Certificado Profissional de Marketing Digital e Comércio Eletrônico do Google no Coursera, por exemplo, pode ajudá-lo a adquirir habilidades prontas para o trabalho em menos de seis meses.

Os certificados geralmente garantem aos clientes que você possui as habilidades necessárias para concluir com eficiência as tarefas de marketing. Os certificados também sinalizam seu compromisso com a educação continuada e o desejo de ficar por dentro das novas tendências.

Você também pode considerar certificações online, bootcamps ou até mesmo obter um diploma na área. Se você estiver interessado em um diploma de bacharel, poderá se formar em marketing, publicidade, gerenciamento de marketing ou administração de empresas com concentração em gerenciamento de mídia digital ou social. Existem também diplomas de marketing digital que você pode obter online com concentrações e especializações semelhantes.

3. Construa uma presença online com um portfólio.

Para se tornar um profissional de marketing digital freelance, você precisa se promover. O ideal é que você crie um site que ofereça uma biografia, exemplos de trabalho e uma forma de contato com clientes em potencial.

Na seção “Sobre mim”, ou biografia, inclua um breve histórico de sua experiência profissional, mencione diplomas ou certificações relevantes e descreva sua personalidade e hobbies. Seja breve, mas seja profissional e perspicaz.

Os freelancers normalmente exibem amostras de trabalho em um portfólio. Em seu portfólio, destaque o tipo de trabalho que você realiza para que os clientes saibam para que podem contratá-lo. Mantenha-o visualmente agradável com uma formatação clara e atualizada.

Inclua uma página de contato visível na sua página inicial. Inclua um e-mail e um número de telefone e ofereça links para seus canais profissionais de mídia social, como o LinkedIn.

4. Defina seu preço.

Para se tornar um profissional de marketing digital autônomo, você criará uma estrutura de preços, que pode ser por hora, baseada em projeto, por dia, por um retentor ou uma mistura de mais de um. Muitos freelancers definem taxas por hora. Para começar, indique o valor que você gostaria de ganhar anualmente, o número de horas que planeja trabalhar em uma semana e o número de semanas que planeja trabalhar em um ano:

1. Digamos que você gostaria de ganhar $ 60.000 por ano e planeja trabalhar 40 horas por semana durante 49 semanas por ano, o que lhe dá três semanas de férias.

2. Agora multiplique o número de horas que você planeja trabalhar pelo número de semanas.

3. Em seguida, divida sua renda desejada pelo número de horas de trabalho para obter sua taxa horária.

Tenha em mente que nem toda hora é faturável. Cerca de 60 a 85 por cento (1) do seu tempo é faturável, o restante vai para tarefas não faturáveis, como responder e-mails, fazer marketing pessoal e faturar. Para compensar essa perda, você deve ajustar sua taxa horária:

4. Remova 40% das horas gastas, o que representa tarefas não faturáveis.

  • 1.960 horas x 0,40 = 784 horas não faturáveis
  • 1.960 horas – 784 horas não faturáveis ​​= 1.176 horas faturáveis

5. Quando você remove 40% das horas gastas, suas horas caem para 1.176. Agora, divida sua receita desejada pelo novo número de horas para obter uma taxa horária mais precisa.

5. Encontre clientes.

Para encontrar novos clientes, considere procurar sites freelance populares como FlexJobs e Upwork. Nesses sites, você pode se candidatar a vagas específicas e usar essas experiências para construir seu portfólio.

Considere entrar em contato com empresas locais, ou mesmo empresas administradas por familiares ou amigos, e discutir suas necessidades de marketing.

Adicione também um lead magnet ao seu site, como oferecer um e-book em troca de um endereço de e-mail. Ao coletar contatos, envie um e-mail personalizado e inicie uma conversa sobre marketing e seus serviços.

Pesquisa do Statista (3) também fornece fontes que os freelancers costumam usar para encontrar trabalho:

Consulte Mais informação: Empregos em mídias sociais: 6 funções para explorar

Exemplos de clientes que contratam profissionais de marketing autônomos

Quase todas as empresas usam marketing digital para alcançar clientes, mas alguns dos setores mais comuns que contratam profissionais de marketing digital freelance são:

Quais habilidades ou conhecimentos são necessários para entrar no marketing digital freelance?

Você não precisa de um diploma oficial para se tornar um profissional de marketing digital freelancer, mas certas habilidades o ajudarão a ter sucesso. O marketing digital abrange muitos nichos diferentes e geralmente envolve fazer malabarismos com um punhado de clientes. Com isso em mente, aqui estão as habilidades ou conhecimentos de que você normalmente precisa:

Certificações digitais

Além de aumentar seu conjunto de habilidades por meio do Certificado Profissional de Marketing Digital e Comércio Eletrônico do Google no Coursera, você também pode considerar certificações para elevar seu conhecimento sobre o assunto. As opções podem incluir:

  • Meta Certified Digital Marketing Associate oferecido pela Meta
  • Diploma Profissional em Marketing Digital oferecido pelo Digital Marketing Institute
  • Digital Marketing Pro oferecido pela American Marketing Association

Ao longo de sua carreira em marketing digital, você provavelmente usará uma variedade de ferramentas. Os clientes podem solicitar que você use as ferramentas que a empresa possui ou você pode implantar seu próprio conjunto de ferramentas para gerenciar seu negócio freelance. Aqui está uma olhada em algumas das ferramentas que você provavelmente encontrará:

  • Ferramentas de comunicação: Google Workspace, Slack
  • Ferramentas de agendamento: Calendly, MeetFox
  • Ferramentas de gerenciamento de projetos: Trello, Asana, Airtable
  • Software financeiro: Quickbooks, Wave
  • Software de gerenciamento de tempo: Toggl, Clockify
  • Plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): Hubspot, Salesforce, Zoho
  • Ferramentas de escrita: Grammarly, Hemingway App, Evernote
  • Ferramentas de SEO: Semrush, Ubersuggest

Tarefas e responsabilidades de um profissional de marketing freelancer

Os freelancers que exercem esta profissão terão tarefas e responsabilidades que correspondem a diversos objetivos de marketing. Aqui está uma olhada em algumas das tarefas diárias que você provavelmente realizará:

  • Comunique-se com os clientes e estabeleça um plano para cada projeto
  • Planeje ou expanda campanhas promocionais
  • Desenvolver conteúdo para o site, blog e canais sociais da empresa
  • Configure calendários de conteúdo
  • Crie e gerencie anúncios de mídia social
  • Crie e envie campanhas de email marketing
  • Aumente o conhecimento da marca por meio de eventos planejados
  • Observe e relate métricas de campanha
  • Mantenha-se atualizado sobre as tendências de marketing
  • Sugira melhorias de marketing

Próximos passos

Se você está pronto para seguir uma carreira como profissional de marketing digital freelance, considere inscrever-se no Certificado Profissional de Marketing Digital e Comércio Eletrônico do Google no Coursera. Você descobrirá os fundamentos do marketing, como criar, executar e medir campanhas e verá como construir uma loja de comércio eletrônico em menos de seis meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *