Pular para o conteúdo
Início » 12 dicas de SEO para ajudá-lo a superar seus concorrentes

12 dicas de SEO para ajudá-lo a superar seus concorrentes

Se você deseja melhorar seus rankings nos mecanismos de pesquisa e superar seus concorrentes, essas dicas de SEO são para você!

Não é segredo que construir uma estratégia de SEO de qualidade pode ser um processo longo e difícil, mas no mundo do e-commerce, visibilidade é tudo.

E, uma estratégia de SEO pode fazer ou quebrar seu negócio.

Pense na otimização de mecanismos de pesquisa como uma competição. Você está constantemente lutando contra outras empresas por uma posição cobiçada na primeira página do Google.

Pense nisso: com que frequência você pesquisa além da primeira página do Google ao procurar um determinado produto.

Não com muita frequência, certo? Na verdade, o consumidor médio não clicará além das cinco primeiras listagens em uma página de resultados de mecanismos de pesquisa (SERP).

Se seus concorrentes superam você, eles podem estar roubando uma grande parte de seus clientes em potencial!

Aqui estão 12 dicas eficazes de SEO para ajudá-lo a superar seus concorrentes, não importa em que setor você esteja.

Vamos começar!

12 dicas importantes de SEO para o seu site: um guia para iniciantes

1. Comece com a pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para qualquer estratégia de SEO bem-sucedida .

Para quais palavras ou frases você deseja que seu site ou um conteúdo apareça quando as pessoas pesquisarem por eles no Google?

Essas palavras ou frases serão suas palavras-chave.

Melhorar as classificações do seu mecanismo de pesquisa não é apenas obter mais visitantes do site. Trata-se também de obter os tipos certos de visitantes.

A melhor maneira de obter os visitantes mais relevantes para o seu site é planejar sua estratégia de SEO com base nas palavras-chave mais relevantes.

Ao considerar para quais palavras-chave você deseja classificar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

As pessoas que usam essas consultas de pesquisa encontrarão o que estão procurando no meu site? Os pesquisadores ficarão satisfeitos quando chegarem ao meu site?

Tenho alguma coisa a ganhar gerando tráfego de pesquisa para o meu site de pessoas que pesquisam essa palavra-chave?

Se a resposta for sim para todas essas perguntas, você está no caminho certo! 

Google Keyword Planner, Google Search Console e Moz Keyword Explorer são ótimas ferramentas de SEO projetadas para ajudar você a estimar quais palavras-chave serão mais eficazes para alcançar seus clientes em pesquisas orgânicas.

Uma coisa a ter em mente ao realizar uma pesquisa de palavras-chave é considerar os termos de pesquisa que são relevantes para a pesquisa por voz ou frases do tipo talk-to-type.

A pesquisa por voz do Google está se tornando cada vez mais importante com o surgimento das funções de conversação por texto em smartphones.

Além disso, outra ótima tática de SEO é considerar erros ortográficos comuns de palavras-chave em potencial porque as pessoas cometem erros.

E você não quer perder um cliente só porque ele escreveu sua palavra-chave errada.

Essa ferramenta está disponível para qualquer pessoa com uma conta do Google Ads e permite que você simplesmente digite qualquer palavra ou frase.

Ou, URL relacionado ao seu negócio e poder ver uma lista de palavras-chave e métricas relacionadas para essas palavras-chave.

As métricas incluem volume de pesquisa (número médio de pesquisas mensais) e nível de concorrência (quão fácil ou difícil será superar os concorrentes para essa palavra-chave).

Se você não tem certeza por onde começar em termos de teste de palavras-chave, pense desta forma: que palavra ou frase alguém digitaria para encontrar seu site?

Idealmente, cada página do seu site ou postagem em seu blog deve segmentar uma palavra-chave ou tópico principal específico.

Dito isto, evite usar a mesma palavra-chave alvo em várias páginas do seu site.

O Google escolherá apenas classificar uma dessas páginas.

Portanto, você pode estar perdendo seu tempo se várias páginas do seu site tiverem como objetivo classificar a mesma palavra-chave.

Especialmente porque o Google pode não classificar o que você deseja!

2. Otimize seu site para palavras-chave

É hora de otimizar seu site de acordo e aumentar o nível com os esforços de SEO da sua página.

Certifique-se de que suas palavras-chave apareçam com a maior frequência possível em seu site (ou pelo menos na página do seu site que você deseja classificar para essa palavra-chave).

A palavra-chave desejada deve aparecer nos títulos das páginas, cabeçalhos, textos alternativos, URLs, nomes de arquivos e metatags.

As palavras-chave devem ser implementadas no código-fonte e no conteúdo existente na página que você está tentando classificar.

Outra de nossas dicas de SEO é ter um site com várias páginas.

Sites de página única são fáceis de construir, mas se você deseja melhorar os resultados de SEO, um site de várias páginas é o caminho a percorrer!

Quanto mais páginas você tiver em seu site, mais chances terá de otimizar seu site.

No entanto, certifique-se de não se contentar com conteúdo duplicado apenas para ter várias páginas.

3. Escreva conteúdo novo e envolvente com base em palavras-chave

Cada página do seu site pode ser aproveitada para melhorar seus rankings nos mecanismos de pesquisa, desde que você os crie com ótimo conteúdo com base em suas palavras-chave predeterminadas.

Isso inclui páginas de produtos, postagens de blog ou até mesmo páginas e diretórios de perguntas frequentes.

Preencher seu site com conteúdo de qualidade é uma das dicas de SEO mais importantes.

Ter um blog em seu site é uma das maneiras mais fáceis de incorporar suas palavras-chave em seu site, juntamente com links internos que entraremos em mais detalhes posteriormente.

Existem muitos tipos de conteúdo que você pode criar para o seu site.

Há o artigo de blog usual, vídeo, infográfico e muito mais. Apenas lembre-se de escrever para pessoas em vez de mecanismos de busca.

É claro que você quer que suas palavras-chave apareçam o maior número de vezes possível em uma postagem de blog, mas ainda precisa fazer sentido e oferecer algo de valor para seus leitores.

Pode tornar-se incrivelmente óbvio para os visitantes do seu site se o seu site for projetado exclusivamente para melhorar as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Você deve ter em mente que existem pessoas reais olhando para o seu site e seu objetivo é atraí-las.

O Google é conhecido por penalizar sites que são pegos produzindo conteúdo de baixo valor por causa do SEO.

Mecanismos de busca como Google e Bing pegam rapidamente quando a taxa de rejeição do seu site é alta e a taxa de conversão é baixa.

4. Utilize links internos

Aumentar o número de links internos em seu site é um dos fatores de classificação mais simples que você pode implementar para aumentar sua estratégia de SEO e, claro, o tráfego orgânico.

Tudo o que você precisa fazer é criar um link para as páginas para as quais deseja melhorar a classificação em várias outras páginas do seu site.

Você pode querer voltar e editar postagens antigas do blog para conter links internos para outras postagens ou páginas do blog em seu site.

Os links internos auxiliam na navegação do site e podem potencialmente melhorar a autoridade de domínio e o poder de classificação de um site.

Quanto mais páginas você tiver em seu site, mais oportunidades você terá para adicionar links internos.

Portanto, comece a blogar e publique novos blogs regularmente.

Apenas certifique-se de que seus links são relevantes. Não link simplesmente por uma questão de ligação.

Conectar duas páginas do seu site por meio de hiperlinks internos deve fazer sentido e agregar valor para os visitantes do seu site.

Você pode usar palavras-chave de cauda longa como textos âncora para aumentar melhor sua taxa de cliques (CTR).

Por fim, não se esqueça de sempre verificar se há links quebrados em seu site.

5. Aumente seus backlinks

Além de carregar seu site com links internos, uma das dicas de SEO mais importantes é maximizar seus links externos.

Quanto mais frequentemente uma página do seu site estiver vinculada a outros sites, melhor ela parecerá para o Google.

Você pode ter que pedir a outros proprietários de sites para criar um link para o seu site.

Seja cuidadoso! Existem algumas estratégias de coleta de backlinks que vão contra as diretrizes para webmasters do Google, como doar para instituições de caridade e organizações sem fins lucrativos por um backlink.

Prefira qualidade em vez de quantidade quando se trata de link building.

Alguns links de alta autoridade, como aqueles vindos de guest posts, farão você muito melhor do que muitos links de baixa qualidade.

As melhores dicas de SEO que temos para obter backlinks são entrar em contato com influenciadores ou blogueiros, enviar uma postagem de convidado e solicitar que eles façam um link para o seu site em suas postagens.

Ou você pode simplesmente criar conteúdo atraente e de alta qualidade para o qual as pessoas desejarão vincular naturalmente a partir de seus próprios sites.

6. Simplifique seu tempo de carregamento

É um fato comprovado que a velocidade com que sua página carrega afeta seu SEO, até mesmo o marketing digital em geral.

Se o seu site carregar lentamente, todas as suas outras estratégias de SEO podem ser em vão. Idealmente, seu site e suas páginas de destino devem carregar em três segundos ou menos.

Uma velocidade de página baixa também pode levar a uma alta taxa de rejeição, o que pode prejudicar ainda mais seus rankings nos mecanismos de pesquisa.

Para aumentar a velocidade de carregamento, considere remover qualquer multimídia, widgets ou plug-ins desnecessários.

Você também deve reduzir qualquer arquivo CSS, HTML e/ou JavaScript com mais de 150 bytes.

Se o seu site ainda carregar lentamente, considere atualizar seu host.

Habilitar o cache do navegador, utilizar um CDN e minimizar as solicitações HTTP são mais algumas dicas de SEO para otimizar seu tempo de carregamento.

7. Equipe seu site com migalhas de pão

Enquanto você está melhorando seu site para facilitar a análise dos mecanismos de pesquisa, considere adicionar migalhas de pão.

Não, não estamos falando de migalhas de pão reais.

Quando se trata de web design, breadcrumbs são auxílios de navegação que ajudam as pessoas e os mecanismos de pesquisa a navegar em seu site.

Breadcrumbs podem aparecer quando alguém faz uma pesquisa no Google e encontra seu site, mostrando aos usuários exatamente onde em seu site eles estão clicando.

Cada uma das migalhas de pão também é clicável.

Existem diferentes tipos de breadcrumbs que você pode utilizar para o seu site, mas breadcrumbs de hierarquia são os mais comuns.

Esses breadcrumbs mostram aos usuários onde eles estão em termos de estrutura do seu site e quantos cliques serão necessários para voltar à página inicial.

A imagem abaixo mostra um exemplo de uma estrutura típica de breadcrumb baseada em hierarquia pode ter a seguinte aparência:

Existem também breadcrumbs baseados em atributos que aparecem uma vez que uma determinada pesquisa ou seleção foi feita.

As trilhas de navegação baseadas em histórico mostram onde você está em um site com base no histórico de outras páginas em que você clicou no site para chegar lá.

Breadcrumbs aprimoram a experiência do usuário em seu site, facilitando a navegação, e também podem ajudar o Google a aprender como seu site está estruturado para SEO.

Plugins como o Yoast SEO tornam o breadcrumbs super fácil de instalar no seu site.

8. Use Meta Descrições

Uma das dicas de SEO mais importantes, mas frequentemente esquecidas, é otimizar suas meta descrições.

As meta descrições são a primeira coisa que as pessoas veem quando sua página aparece na pesquisa do Google.

Pense desta forma – o título da sua página é para os mecanismos de pesquisa, enquanto sua meta descrição é para os usuários.

É sua primeira e direta maneira de informar aos usuários sobre o que é esta página.

É a sua chance de seduzi-los a clicar no seu link e visitar seu site. Portanto, certifique-se de usar os caracteres em sua meta descrição com sabedoria.

Se o seu site for construído no WordPress, o plugin Yoast SEO mencionado anteriormente pode facilitar a edição de suas meta descrições!

O Yoast SEO mostrará uma análise da página, bem como uma visualização de como sua tag de título e meta descrição aparecerão no Google.

Certificar-se de que suas palavras-chave apareçam na meta descrição pode dar um grande impulso aos seus rankings.

9. Sinais Sociais

Muitos estudos de caso provaram que compartilhamentos sociais e engajamento de mídia social, como curtidas, retuítes e pins do Pinterest, melhoram as classificações dos mecanismos de pesquisa.

Então, como você aumenta os sinais sociais do seu site? Para começar, preencha seu site com conteúdo envolvente que seja facilmente compartilhável.

Você pode adicionar botões de compartilhamento às postagens do seu blog para torná-los muito mais fáceis para os leitores compartilharem nas mídias sociais.

Você pode até mesmo pedir diretamente aos usuários de mídia social e influenciadores que compartilhem seus artigos.

Escusado será dizer que você deve compartilhar frequentemente o conteúdo do seu site nos canais sociais da sua empresa.

Idealmente, um terço de todo o conteúdo postado nas mídias sociais da sua empresa deve ter um link para o site.

E embora os links das mídias sociais sejam ‘no-follow’, o que significa que eles não têm impacto direto em seus rankings.

Você ainda pode direcionar algum tráfego vinculando o conteúdo do seu site às suas postagens de mídia social.

10. Verifique a autoridade de domínio de seus concorrentes

Todo site tem uma autoridade de domínio, que é um número entre 1 e 100.

A Autoridade de Domínio, também conhecida como DA, é uma pontuação de classificação do mecanismo de pesquisa projetada para prever como um site será classificado nas SERPs.

Uma pontuação mais alta, ou seja, uma pontuação mais próxima de 100, denota uma maior capacidade de classificação, enquanto uma pontuação mais baixa significa que um site terá menos probabilidade de classificar bem.

Todo site começa com uma autoridade de domínio de um e melhora seu DA por meio de muitas métricas diferentes, incluindo:

O número de links internos e externos, os sinais sociais, a facilidade do mecanismo de pesquisa e a qualidade do conteúdo do site.

Existe uma extensão útil chamada MozBar que permitirá que você veja facilmente a autoridade de domínio de um site.

Usando o MozBar, você pode descobrir a Autoridade de Domínio de seus concorrentes para saber o quanto você precisa melhorar sua autoridade de domínio para superá-los.

11. Teste e Medição

Como o objetivo de todas as dicas de SEO mencionadas acima é melhorar a classificação do seu mecanismo de pesquisa, verifique regularmente a classificação do seu site para as palavras-chave desejadas.

Acompanhe seu progresso. Existem várias ferramentas que você pode usar, como o SEMRush, para ver sua classificação de posição nos SERPs.

Lembre-se sempre de que a otimização de mecanismos de pesquisa pode ser um processo lento.

Receba dicas de marketing exclusivas!

Junte-se a mais de 50.000 profissionais de marketing que recebem dicas de marketing exclusivas que compartilhamos apenas com nossos assinantes.INSCREVER-SE

Se você não estiver obtendo os resultados desejados após o prazo da meta, talvez seja hora de reavaliar sua estratégia.

Talvez as palavras-chave que você escolheu sejam muito competitivas ou talvez sua estratégia simplesmente não seja agressiva o suficiente.

Mesmo depois de ter a classificação desejada, você ainda não terminou. Manter sua posição de alto escalão exigirá um esforço contínuo.

No mundo do SEO, seu trabalho nunca termina.

12. Contrate um especialista em SEO

Oprimido ao tentar implementar todas essas dicas de SEO, especialmente as táticas técnicas de SEO, por conta própria? Não tenha medo, os especialistas estão aqui!

SEO é um campo em constante evolução e pode ser um trabalho em tempo integral tentando acompanhar todas as mudanças.

A boa notícia é que existem especialistas em SEO por aí cujo trabalho inteiro é baseado em acompanhar essas mudanças e aprender como implementá-las para ajudar empresários como você!

Contratar alguém para cuidar do seu SEO pode parecer uma grande despesa no começo, mas pode economizar muito dinheiro ao longo do tempo.

Uma estratégia de SEO habilmente coordenada também pode gerar uma grande receita a longo prazo quando você começar a superar seus concorrentes!

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *